Já está aberto o período para realizar a prova de vida para os beneficiários do Igeprev. O prazo vai até 31 de dezembro de 2020 e deve ser feito por aposentados e pensionistas.
Neste ano, devido às complicações causadas pela pandemia do novo coronavírus, que exigem o distanciamento social, a prova de vida será feita de maneira virtual. Para isso, os beneficiários deverão baixar o aplicativo Meu RPPS, disponível na App Store, para dispositivos Apple, e Play Store. Para dispositivos Android.
Após instalar o aplicativo, siga os passos descritos abaixo:
- Ao abrir o app, selecionar o estado TOCANTINS, e após, selecionar o instituto IGEPREV/TO;
- Para acessar o aplicativo, o beneficiário poderá utilizar o mesmo usuário e senha do Portal do Segurado do site do IGEPREVTOCANTINS ou clicar no botão NÃO SOU CADASTRADO e criar novo acesso;
- Abrir o menu PROVA DE VIDA. No campo TIPO DE DOCUMENTO deve ser identificado a orientação do documento a ser encaminhado, frente ou verso. Após selecionar o arquivo é apresentada a possibilidade de capturar a foto de um documento, ou buscar um documento já salvo na galeria do seu telefone;
- Ao selecionar a opção de galeria, o beneficiário deve anexar o arquivo com a frente do documento de identificação. Repita a ação, para anexar o arquivo com o verso do documento de identificação;
- Após anexar o documento oficial frente e verso, clique em AVANÇAR;
- Na tela seguinte é apresentado um botão para abrir a câmera. Neste procedimento o beneficiário deve fazer uma selfie para validação facial;
- O beneficiário deve capturar uma foto com o rosto para frente da câmera, focando do ombro para cima, não podendo estar usando boné, chapéu, óculos solares, máscara de proteção e adereços que atrapalhem a visualização do rosto. O ambiente deve possuir boa luminosidade;
- Após capturar a foto, será apresentada uma tela solicitando a confirmação do procedimento, informando que a Prova de Vida será encaminhada para avaliação;
Após esta etapa, o beneficiário deve acompanhar no aplicativo a avaliação da prova de vida. Caso as informações enviadas apresentarem similaridade superior a 70% com as informações constantes no banco de dados, a validação da prova de vida será automática, finalizando o processo.
Caso a correspondência de informações seja inferior a 70%, o Igeprev terá até 5 dias úteis para validar as informações. Se a prova de vida não for validada, o beneficiário deverá refazer o procedimento.
Realizada anualmente, a prova de vida é um procedimento administrativo obrigatório que consiste na comprovação de que o beneficiário se encontra apto à manutenção do benefício e tem como objetivo evitar fraudes e pagamentos indevidos dos benefícios previdenciários.
Em caso de dúvidas, ligue: (63) 3215-2048 ou (63) 9 9265-3920
Confira também o vídeo abaixo.