Após articulação do SINDIFISCAL, governo recua e Assembleia retira de pauta PEC da previdência

15/12/2022 15/12/2022 07:26 609 visualizações

Essa está sendo uma semana de batalhas intensas para o SINDIFISCAL. Após fazer gestão e unir esforços entre intervenções na Assembleia Legislativa, IGEPREV e Palácio Araguaia, a diretoria do sindicato obteve o compromisso do governador Wanderlei Barbosa com a retirada da PEC da Previdência da pauta da Assembleia Legislativa. A retirada foi confirmada durante a leitura da ordem do dia no parlamento estadual. 

 

A comissão econômica do Estado se reuniu na manhã desta quarta-feira (14) com a diretoria do SINDIFISCAL, Fesserto e outras entidades para chegar a um consenso a respeito da PEC 02/2022. O secretário da Casa Civil, Deocleciano Gomes Filho, deu início a reunião destacando a intenção do Governo em atender a demanda federal de fazer a Reforma Previdenciária que seria aperfeiçoada através de Lei Complementar. 

 

O presidente do SINDIFISCAL, Rogério Jatobá, durante uso da palavra, destacou a necessidade de retirada da PEC para que o debate seja feito de maneira equilibrada e confira segurança jurídica aos servidores.  

 

A reunião foi interrompida pela presença do Deputado Valdemar Júnior (MDB- Tocantins) que em uma ligação com o governador Wanderlei Barbosa , o deixou falar a todos os presentes por viva voz. Em conformidade com o aceno que fez às categorias, Wanderlei determinou a retirada da PEC da Assembleia Legislativa. 

 

“Eu não farei nada antes de abrir uma discussão com todos os sindicatos para que a gente possa fazer um alinhamento. Nós não queremos causar prejuízos para os nossos servidores! Eu determino agora à Casa Civil que recolha o projeto de tramitação para que a gente possa fazer essa discussão com todos os representantes. Precisamos cumprir a Lei Federal, mas também vamos tratar de maneira muito coesa os nossos servidores.”, declarou o Governador.

 

Durante a tarde, o presidente do SINDIFISCAL junto a membros filiados, acompanhou a retirada da PEC durante a sessão da Assembleia Legislativa. Os deputados Nilton Franco (PRB- Tocantins) e Fabion Gomes (Pl-tocantins) que também participaram ativamente desde a semana passada neste processo, parabenizaram a atitude do Governador nesta decisão.

 

O SINDIFISCAL encerra mais um processo de articulação com êxito e continuará vigilante aos desdobramentos dessa pauta, defendendo que nenhuma manobra política suprima ou retire direitos adquiridos.