Nesta segunda-feira (23), o SINDIFISCAL – Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Tocantins – participou da solenidade de comemoração dos 35 anos do Fisco do Estado, realizada no Auditório do Palácio Araguaia. O evento, promovido pela Secretaria da Fazenda, marcou três décadas e meia de compromisso com a administração fiscal e tributária do Tocantins.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades e auditores fiscais que, ao longo desses anos, têm sido essenciais para o desenvolvimento do Estado. Representando o SINDIFISCAL, o Diretor Administrativo-Financeiro, Saulo Barreira, discursou sobre a evolução da arrecadação estadual e a importância dos servidores para a consolidação do Tocantins como uma força fiscal.
“O primeiro ano de arrecadação própria vinda do fisco foi tão modesto que mal cobria 20% da folha de pagamento. Para um exemplo comparativo, não arrecadávamos o que a cidade de Rio Verde, em Goiás, arrecadava. Hoje, arrecadamos R$ 600 milhões por mês, aproximadamente R$ 7 bilhões por ano, o que equivale a dez folhas de pagamento,” destacou Saulo.
Durante o discurso, ele também mencionou os remanescentes do estado de Goiás, servidores que foram fundamentais para orientar os primeiros concursados no Tocantins: “Esses servidores deram grande apoio técnico ao nosso grupo, mostrando-lhes os primeiros passos da fiscalização tributária.”
O Presidente do SINDIFISCAL, Rogério Jatobá, também esteve presente no evento e entregou a comenda "Dorival Roriz Guedes", criada pelo SINDIFISCAL, ao Secretário de Planejamento e Orçamento, Sergislei Silva de Moura, representando o Governador do Estado na ocasião.